Há uma década atrás, ainda existiam empreendedores que não enxergavam valor na presença digital de seus negócios por se tratar de empreendimentos locais que estão habituados ao movimento físico em volta de seus estabelecimentos.
Contudo, dia após dia podemos perceber que a invisibilidade digital pode trazer sérias consequências quanto à aquisição de novos clientes, e isso influência diretamente na competitividade, uma vez que as pessoas começam suas buscas por produtos e serviços pela internet (na maioria das vezes pelo Google).
A realidade que percebemos como agência é quase sempre a mesma. Gestores e diretores envolvidos com o negócio em si, como: área de vendas e finanças, gestão de pessoas, etc.
Tendo que se dedicar à área de Marketing, no que diz respeito à direção de conteúdo.
Neste contexto, criamos este artigo para comentar algumas das estratégias mais eficazes para que seu posicionamento digital dê frutos e assim promova o engajamento que você precisa para ter um melhor nível de competitividade.
Enquanto você está parado, eles estão divulgando online
Este é um alerta que pode estremecer a estrutura de qualquer empreendedor. A competitividade é algo complexo.
Hoje você pode dominar um segmento comercial, amanhã você pode perder clientes para um novo concorrente que já se posiciona no mercado com estratégias inovadoras, com um portfólio de serviços maior e com preço mais acessível.
Logo, deixamos aqui alguns questionamentos provocativos para que você empreendedor reflita:
- Como antecipar a estratégia competitiva para não dar espaço aos concorrentes?
- Como se manter no topo, ou como chegar ao topo por meio de estratégias de engajamento nas mídias sociais?
- Por que investir em tráfego pago pode ser uma saída para estar na frente de seus concorrentes?
Fique conosco para ter todas essas indagações respondidas.
Estamos certos de que este conteúdo trará luz às suas dúvidas sobre como ser mais competitivo por meio de estratégias de engajamento social no âmbito digital
Entenda a complexidade do seu público-alvo
Para engajar seu público efetivamente nas redes sociais, é fundamental que você conheça profundamente o seu público-alvo.
Isso envolve identificar:
- quem são essas pessoas
- quais são seus interesses
- quais seus comportamentos
- quais suas necessidades (dores)
A segmentação do público permite que você crie conteúdos direcionados, que falem diretamente com as dores e desejos do seu público.
Que tal utilizar ferramentas de análise de dados, como o Insights do Instagram ou o Facebook Analytics, para obter informações valiosas sobre o seu público.
Isso mesmo, as próprias mídias sociais já oferecem ferramentas de análises de performance que dão para você pistas sobre o comportamento do seu público.
São detalhes importantes como:
- saber em quais horários eles estão mais ativos
- quais tipos de posts eles mais interagem
- qual é a faixa etária predominante
- qual gênero e de qual região do país eles interagem
Detalhes como este podem fazer toda a diferença no sucesso das suas campanhas.
Se hoje entrevistarmos você em um podcast, por exemplo, você saberia dizer os detalhes do seu público-alvo, bem como a quantidade média de pessoas em cada segmento?
Você saberia passar um panorama de quem é a persona (pessoa que representa seu consumidor) da sua marca?
Conhecer o público é essencial para construção de um conteúdo personalizado
Compreender o comportamento do seu público-alvo também facilita a criação de conteúdos mais personalizados e relevantes.
Por exemplo, uma marca de roupas pode perceber que seu público jovem responde melhor a conteúdos visuais dinâmicos e inspiradores, como vídeos curtos e reels no Instagram, enquanto uma marca voltada para profissionais pode se beneficiar de posts mais informativos e educacionais no LinkedIn.
Você percebe como até as redes sociais mudam conforme o propósito e estilo do público?
Ao alinhar sua estratégia de conteúdo com as preferências e hábitos do seu público, você aumenta as chances de gerar engajamento genuíno e, consequentemente, atrair mais seguidores qualificados.
Produza conteúdo de qualidade
O que é conteúdo de qualidade para você? Imagens bonitas? Textos bem escritos? Posts que refletem a identidade de cores da sua marca?
Saiba que isso é só a ponta do iceberg! Conteúdo de qualidade (com qualidade de verdade), demanda planejamento, pesquisas e, principalmente, um desenvolvimento bem consistente com as ferramentas certas.
Quando você cria posts que oferecem valor real ao seu público, seja por meio de dicas úteis, entretenimento ou inspiração, você está construindo uma conexão mais forte com a sua audiência.
Capriche na Copy do conteúdo
Copywriting é essencial para a construção de um conteúdo atraente. Se você desenvolve o roteiro de um vídeo, precisa entender que os primeiros 10 segundos de exibição precisam ser cruciais para prender a atenção do usuário.
Um texto muito formal, ou uma narração muito lenta que não mostra a dor e a solução logo na primeira cena pode ser o motivo de muitas pessoas rejeitarem seus conteúdos ou quem sabe não interagirem com eles.
Construir posts com dicas que todos os seus concorrentes já publicaram não é mais uma estratégia inteligente.
Sim, você deve observar seus concorrentes, mas não para copiá-los, apenas.
Lembre-se! Conteúdos relevantes têm maior probabilidade de serem compartilhados, ampliando seu alcance orgânico.
A qualidade também se refere à apresentação visual e à clareza da mensagem, que devem ser consistentes com a identidade da sua marca.
Invista em imagens de alta resolução, legendas bem elaboradas e mantenha um padrão de estética que ressoe com seu público.
Não seja monotemático: varie seu conteúdo em diversos domínios
A diversidade de formatos também desempenha um papel crucial na manutenção do engajamento.
Publicar uma variedade de conteúdos — como vídeos, infográficos, stories e lives — não só mantém o interesse do seu público, mas também permite que você alcance diferentes segmentos dentro da sua audiência.
A periodicidade é outro aspecto essencial: criar e seguir um calendário editorial ajuda a garantir que você publique consistentemente, sem sobrecarregar seus seguidores.
Assim, você mantém uma presença constante nas redes sociais, o que é fundamental para aumentar tanto o engajamento quanto o número de seguidores.
Interaja ativamente com sua audiência
A tecnologia das mídias sociais é inteligente o suficiente para entender que você possui uma “relevância humana” diante do seu público.
Se as redes perceberem que você é meramente um “disparador de posts”, naturalmente não vai entregar seu conteúdo ao público.
As tecnologias atuais, dotadas de IA (Inteligência Artificial) estão preparadas para perceberem se você interage com o público, se responde comentários, se segue seus seguidores de volta, se comenta suas publicações e se tem um nível de responsividade nas mensagens privadas (Messenger ou Direct).
Além disso, interagir com sua audiência é uma das formas mais eficazes de construir uma comunidade leal em torno da sua marca nas redes sociais.
Responder a comentários e mensagens diretas demonstra que você valoriza a participação do seu público, criando um relacionamento mais próximo e confiável.
Essa interação não só humaniza a sua marca, mas também incentiva os seguidores a se envolverem mais ativamente com seus posts.
Interação proativa: comece a fazer isso hoje mesmo!
A interação proativa, como fazer perguntas nos posts, realizar enquetes ou abrir caixas de perguntas nos stories, pode aumentar ainda mais o engajamento, incentivando os seguidores a compartilhar suas opiniões e experiências.
Além disso, colaborar com influenciadores e outros perfis relevantes, pode ampliar seu alcance e introduzir sua marca a novas audiências.
Sem falar que interagir por meio das caixas de perguntas ajuda você a perceber as reais dúvidas do seu público-alvo.
Ninguém cresce sozinho: valorize os posts em collab
As parcerias estratégicas não apenas aumentam a visibilidade, mas também agregam credibilidade, já que os seguidores tendem a confiar nas recomendações de pessoas que admiram.
Engajamentos autênticos e colaborativos podem ser a chave para transformar seguidores casuais em verdadeiros embaixadores da marca, que promovem seu conteúdo de forma orgânica e espontânea.
Invista em anúncios pagos e promoções
Nem só de interação vivem as redes! Os grandes players de tecnologia possuem sua maior receita a partir das publicidades veiculadas em sua plataforma, por isso, investir em anúncios pagos ajudará você a ter mais relevância, pois as mídias sociais entregarão seu conteúdo a um público mais amplo.
Embora o alcance orgânico seja valioso, investir em anúncios pagos pode acelerar significativamente o crescimento de seus seguidores e resultados nas redes sociais.
Com plataformas como Facebook e Instagram Ads, você pode segmentar seu público com precisão, garantindo que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas mais propensas a se interessar pelo seu conteúdo.
Essa segmentação permite otimizar o orçamento e maximizar o Retorno Sobre o Investimento (ROI), atraindo seguidores qualificados e engajados. Anúncios pagos também oferecem a vantagem de aumentar rapidamente a visibilidade da sua marca, especialmente em períodos estratégicos, como lançamentos de produtos ou promoções especiais.
Todo mundo curte prêmios
As promoções, como sorteios ou concursos, também são excelentes estratégias para aumentar o engajamento e atrair novos seguidores.
Ao oferecer prêmios atrativos em troca de ações simples, como seguir sua página, curtir um post ou marcar amigos, você cria um incentivo poderoso para que mais pessoas interajam com sua marca.
Essas campanhas não só aumentam o engajamento, mas também geram um efeito de bola de neve, onde cada novo seguidor pode atrair ainda mais pessoas para o seu perfil, ampliando significativamente sua base de seguidores.
Analise o desempenho com frequência
Para encerrarmos este artigo, trazemos aqui um assunto de muita relevância, a análise das métricas.
Do que adianta realizar milhares de ações em suas plataformas e não tirar tempo para analisar os resultados.
Quando você tem um olhar apurado e detalhado para a performance de cada post, você passa a analisar quais deles deram mais resultados, ou seja, com quais posts o seu público se identificou.
A partir dessa análise você pode intensificar um tipo de publicação, ou quem sabe eliminar aquele estilo de post que não deu certo em termos de engajamento.
Crie reuniões semanais ou quinzenais para sentar com sua equipe e avaliar a performance. Essa troca de informações e feedbacks vai apurar cada vez mais sua construção de conteúdo, além de melhorar o engajamento do seu time de criação.
Não seja um invisível digital
Seja você alguém que já tem uma estratégia, porém não está contente com ela, ou quem sabe uma pessoa que está recentemente começando neste ramo, temos uma proposta para você!
Se você reconhece a importância disso tudo mas não sabe como operacionalizar cada etapa do marketing, a Dubbo Marketing se coloca à disposição para conversarmos sobre sua estratégia.
Somos especialistas em construir conteúdos relevantes e focados nas necessidades reais dos públicos que avaliamos estrategicamente.
Clique para conversar com nosso time comercial. Queremos entender seu posicionamento e seus anseios para os próximos anos.